Ferramentas Extras para Edição em JavaScript  
 

Aviso: Muitos desses recursos foram desenvolvidos para nosso uso próprio em depurar o OmniWeb. Enquanto nós os deixamos porque eles podem ser úteis para desenvolvedores de web que usam o OmniWeb, nós não os consideramos código de "Produção-qualidade". Use por seu próprio risco.

Se você selecionar a opção Mostrar Console nas Preferências de JavaScript o console do JavaScript fará aparecer sempre que você visitar uma página da web que usa o JavaScript. O console permite que você observe e converse com o interprete do JavaScript rodando na janela do navegador. Cada página tem seu próprio interprete portanto, cada página irá aparecer em um console separado.

O console pode ser usado para ver qual código estea sendo executado pelo interprete. A qualquer hora que o interprete executar algum código de JvaScript, o código aparece no console em azul, seguido por um resultado, em preto. Isto funciona para código em blocos <script>, em em manusear eventos, em javascript: URLs — em qualquer lugar.

Se ocorrer um erro, então, em vez de um resultado, o console mostrará a mensagem de erro. Por exemplo, ele poderá mostrar uma menssagem como essa:

http://www.wherever.net/something/blah/mypage.html (block 3):2: document.myform.thingy has no properties
Esta mensagem descreve onde o código com o erro estava, seguido do que deu errado. Este erro por exemplo, foi encontrado ne página http://www.wherever.net/something/blah/mypage.html, e foi encontrado no terceiro bloco s<cript> desta página (block 3), e foi encontrado na linha 2 daquele bloco. A segunda metade da menssagem descreve o erro. Neste caso, o código do JavaScript estava provavelmente tentando usar uma propriedade do objeto document.myform.thingy , mas aquele objeto não tem nenhuma propriedade . Talvez o objeto seja nulo.

Você pode descobrir o que há de errado ao usar o recurso interativo do console. Na parte inferior do console há uma caixa de texto. Você pode digitar o código JavaScript na caixa, apertar a tecla return e será executado. Ele é executado na página , para você poder usá-lo para olhar em volta de seus objetos na página da web ou mudar as coisas. Quando você executa código, ele é mostrado no console em azul, assim como qualquer outro código JavaScript, seguido pelo resultado (em preto) ou o erro (em vermelho). Você pode usar isso para fazer uma simples aritimética:

1 + 1
2
6 * 7
42

Você usa isso para examinar variáveis em seu código JavaScript :

document.myform
[Forma do objeto]
document.myform.thingy
[nenhum resultado]

Você pode usar isto para mudar variáveis, ou afetar esta página:

document.myform.elements[2].value = "some text"
algum texto
document.myform.submit()
[nenhum resultado]

Como você pode ver, esta é uma maneira poderosa de interagir com o interprete do JavaScript .

Lembre que se você sair de uma página, mesmo se você voltar mais tarde, o interprete daquela página vai embora. Quando isso acontece, a janela do console ainda estará lá, mas você não será capaz de executar mais nenhum código nela.

Nos exemplos acima,você irá perceber que uma das expressões retornadas [no result] Isto significa que a a expressão retornou inválida. Mas um valor inválido não pode ser diretamente representado em um texto, portanto o console escreveu [no result]. Outros valores que não podem ser facilmente representados, assim como adornos e objetos, serão mostrados similarmente. Por exemplo, Se você digitar document o resultado será [object Document].

Você pode examinar objetos digitando mais JavaScript neles, por exemplo, digitando document.location to descubra qual o url do documento. Ou você pode usar o inspetor de objetos. Para inspecionar um objeto, apenas digite uma expressão no console e então em vez de clicar a tecla return ou Avaliar clique em Inspecionar. Isto funciona que nem o Avaliar exceto pelo resultado, que se for um objeto, será mostrado no inspetor de objeto.

Tópicos Relacionados
Preferências de JavaScript

Tabela de Conteúdos: Editar Fontes HTML
Tabela de Conteúdos Principal