Anteriores | Ediotrial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Tutorial

Tutorial Paint Shop Pro 7

Na segunda parte de nosso guia, faremos um passeio pelos novos recursos de textos e pelo suporte para Internet do Paint Shop Pro 7

No mês passado, apresentamos alguns dos melhores recursos da sétima versão do excelente editor de imagens da Jasc, o Paint Shop Pro. Quase todos os recursos que mostramos estavam relacionados às fotografias digitais. Nesta segunda e última parte, estaremos concentrados em duas áreas: utilizaremos os novos recursos relacionados à Internet e examinaremos os aprimoramentos da maneira com que o Paint Shop Pro lida com textos e objetos vetoriais.
Surpreendentemente, esta é a primeira versão do Paint Shop Pro a oferecer mais do que poucas ferramentas básicas de Internet para a criação de itens. As versões anteriores apenas salvavam seus arquivos em formato GIF ou JPEG (utilizados por todos os sites na Web) e ofereciam pouco controle sobre a qualidade desses dois formatos. Por exemplo, imagens JPEG utilizam um sistema de compressão ruim, onde o arquivo reduz de tamanho descartando partes da imagem que o olho humano não consegue enxergar. Quando uma imagem JPEG é descomprimida e salva em outro formato, ela sofrerá uma forte alteração e, se for feita a compressão para JPEG novamente, isso resultará em uma terrível perda de qualidade. Agora, com o JPEG Optimizer do Paint Shop Pro, é possível obter um preview exato de como a imagem ficará depois de feita a compressão.
O GIF Optimizer também elimina muita "adivinhação" envolvida na criação de imagens para a Web com fundos transparentes. Anteriormente, o suporte de transparência oferecido pelo Paint Shop Pro limitava-se a escolher uma cor e torná-la transparente. Se estiver trabalhando em uma imagem de 16.7 milhões de cores, pretendendo reduzir esse número antes de enviá-la para a Web, então, você terá 256 níveis de transparência disponíveis pelos canais alpha e máscaras do Paint Shop Pro 7. Ao fazer uma conversão para 256 cores, utilizando o formato GIF, é normal esperar alguns problemas, mas o Optmizer pode controlar a intensidade da transição entre esses 256 níveis de transparência, e a transparência de cores sólidas pode ser alcançada.
Outro grande tópico que estaremos comentando aqui é o novo dispositivo para textos vetoriais presente no Paint Shop Pro 7. As outras versões do programa possuíam um suporte para esse recurso, mas parecia uma opção incluída de última hora, já que utilizava a mesma interface do sistema de textos em bitmap. Nessa nova versão, a Jasc fez uma revisão completa dessa interface, proporcionando um grau de controle muito maior de como seu texto será visualizado na tela e, ao mesmo tempo, tornando o processo fácil de se trabalhar, como nas versões anteriores.
Nas próximas páginas, você descobrirá como aproveitar ao máximo todos esses novos recursos que o Paint Shop Pro 7 oferece.

 Filtros e efeitos 
Transforme suas fotos de maneira rápida e fácil

 O Paint Shop Pro 7 vem com mais filtros do que nunca, possibilitando alterar imagens por meio de uma larga escala de efeitos digitais, bem como excelentes ferramentas de editoração de imagens, incluindo filtros que realçam, borram ou suavizam suas imagens. Você encontrará uma enorme seleção de outros filtros, que vão do útil ao ridículo. Divididos em seis categorias principais, entre artísticos, 3D e geométricos, é possível encontrar todos esses filtros no menu Effects. O resto fica por conta do seu gênio criativo.

 1 - A maneira mais fácil de se utilizar a larga seleção de filtros é selecionando Effects e, em seguida, Effects Browser. Isso exibirá uma pequena representação da imagem que você está utilizando e uma lista de todos os filtros disponíveis, permitindo um preview do efeito a ser aplicado.

 2 - A maioria dos efeitos dos filtros do Paint Shop Pro 7 tornaram-se muito parecidos com os do Photoshop, como o display duplo exibindo a imagem antes e depois do efeito. Uma vez que o efeito desejado esteja configurado, você pode salvar essas informações para futura utilização.

 3 - O Paint Shop Pro 7 possui uma barra de ferramentas exclusiva para efeitos, a qual não está disponível na configuração original. Selecione View, Toolbars e acione-a clicando na caixa correspondente. É possível utilizar o botão Customize para controlar quais filtros aparecerão na forma de botões na barra de ferramentas, separando os úteis dos inúteis.

 

Ajuste suas fotos para a Internet
Mande suas imagens para a Web com tamanho reduzido e boa qualidade

Com acesso livre à Internet e abundante espaço na Web oferecido gratuitamente para cada conta que você abre, não existe hora melhor para possuir uma página com material pessoal.
Embora alguns browsers suportem outros formatos de imagens, o padrão universal ainda é o GIF, para imagens com 256 cores ou menos, e o JPEG, para imagens fotográficas. Apesar do Paint Shop Pro sempre ter possibilitado salvar seus trabalhos nesses dois formatos, essa recente versão vem com novas ferramentas fantásticas, que permitem alterar algumas características de suas imagens, o que as tornam ferramentas perfeitas para a Internet.
A menos que esteja trabalhando com imagens específicas, como logotipos ou fotos de programas, você precisará salvar suas imagens para a Web em um formato que ofereça o máximo de cores possível e uma boa compressão para economizar tempo de download. Aqui é onde entra o formato JPEG, e o Paint Shop Pro 7 possui uma nova ferramenta (JPEG Optimiser) que o guiará em cada estágio do processo de compressão. Essa ferramenta permite ajustar as várias configurações de compressão e formato, com um preview em tempo real, mostrando a imagem atual comprimida e o tamanho exato que o arquivo terá quando for salvo.

 Crie um álbum de fotos online

Envie suas imagens para a Internet criando uma conta grátis

1 - Com uma imagem aberta, selecione no menu File a opção Export e, em seguida, StudioAvenue.com. Independente da qualidade da foto ou taxa de cores, o Paint Shop Pro converterá sua foto para uma imagem em JPEG de 16 milhões de cores antes de enviá-la.

2 - Quando surgir a caixa de diálogo Send To, clique no botão New User e entre com os detalhes exigidos para cadastrar-se como um novo usuário do site StudioAvenue.com. Obviamente, é necessário estar conectado à Internet para que essa operação tenha efeito.

3 - Todas as fotos serão armazenadas em um álbum, então, para cada imagem escolhida para o upload, abra-a pelo painel Images e escreva uma breve descrição da foto na caixa de texto. Quando estiver pronto, clique no botão Send.

4 - Antes de serem enviadas para o Website, as imagens serão convertidas e comprimidas em formato JPEG pelo Paint Shop Pro. A barra de progresso indicará o tempo restante para o término do upload.

5 - Se estiver com várias imagens abertas, apenas a imagem que estiver na frente será enviada. Para enviar mais de uma foto por vez, utilize o botão Add na caixa de dialogo Send To e clique nas opções para ativar ou desativar o upload individual.

6 - Uma vez que sua coleção esteja online, clique no botão View Site para entrar na página inicial do StudioAvenue.com e, em seguida, utilize a função Search para localizar sua galeria por meio do seu nome ou título. Não esqueça de adicionar a página ao seu bookmark para futuras referências.

O mundo o espera
Durante a catalogação de suas imagens em um álbum, é possível criar cenários virtuais em um programa 3D, escanear sua coleção de fotografias antigas ou criar novas fotos com uma câmera digital. O Paint Shop Pro possibilita trocar facilmente essas fotos com amigos e familiares por toda a Internet.
O Paint Shop Pro oferece uma conta na Web com livre espaço no site StudioAvenue.com, um serviço que torna fácil exibir seu trabalho online. Melhor ainda, os visitantes do seu site podem criar cartões virtuais utilizando suas imagens.

Otimizando imagens JPEG para a Web
Extraia o máximo do formato JPEG para seus trabalhos na Web

1 - Apesar do Paint Shop Pro 7 salvar suas imagens diretamente em formato JPEG, a configuração original do menu Save As deixa um pouco a desejar em termos de opção. Para obter um resultado melhor, selecione a opção Export e, em seguida, JPEG Optimizer, no menu File.

2 - Quando o JPEG Optimizer abrir, você verá um display com duas janelas, exibindo a imagem original à esquerda e o preview da compactação à direita. Selecione a taxa de compressão, 35 funciona muito bem para arquivos pequenos.

3 - Acione a opção Format. Aqui é onde o método de compressão será especificado. Os formatos padrões de JPEG serão exibidos. Selecione Progressive para trabalhos na Web e você poderá ver um preview básico da imagem.

4 - Uma vez que você esteja satisfeito com a qualidade da compressão e configurações do formato, entre no menu Download Time. Isso mostrará o tamanho final da sua imagem antes de ser salva e oferecerá uma idéia de quanto tempo ela demorará a ser exibida em vários modems diferentes.

5 - Como fácil alternativa na compressão de arquivos do JPEG Optimiser, você poderá clicar, a qualquer hora, no botão Use Wizard para acionar o JPEG Wizard, que o ajudará durante todo o processo, fazendo perguntas simples.

6 - Apesar de utilizar o JPEG Optimiser ou o Wizard para salvar suas imagens em formato JPEG, isso não afetará a imagem original que você abriu no Paint Shop Pro, então, não esqueça de salvá-la em uma qualidade melhor, como o próprio formato PSP, do Paint Shop Pro.

Utilizando textos e gráficos vetoriais
O Paint Shop Pro agora oferece um vasto suporte para gráficos vetoriais e textos, aprenda como utilizá-los

As versões anteriores do Paint Shop Pro limitavam-se aos padrões internos comuns, estabelecidos pelos programas gráficos, o que funcionava somente com imagens em bitmap. Com bitmap, queremos dizer todo o tipo de imagem que você vê e utiliza em seu PC todos os dias, dos ícones da sua área de trabalho aos gráficos que entopem as páginas da Web. Uma imagem em bitmap é composta de combinações de pixels coloridos e pontos e, quando são ampliadas, tornam-se notavelmente pesadas. O Paint Shop Pro finalmente apresenta ferramentas para criar, editar e trabalhar com gráficos vetoriais.
Diferente dos bitmaps, os gráficos vetoriais são compostos de pontos chamados "nós", os quais interconectam-se por meio de linhas e curvas. Quando você amplia uma imagem vetorial, o Paint Shop Pro simplesmente calcula a distância entre os nós e redesenha as linhas entrelaçadas. O resultado disso é que você pode modificar o tamanho e distorcê-la e, ainda assim, a imagem permanecerá com uma resolução suave, sem "granulações".

Criando um logotipo simples para a Web
Utilizaremos as ferramentas de texto do Paint Shop Pro para realizar essa tarefa

 

1 - Comece criando um quadro em branco nos menus File e New. Ajuste o tipo de imagem para 16.7 milhões de cores e certifique-se que o background esteja configurado para transparente, considerando que, depois, você salvará a imagem como GIF.

2 - Será necessário um background sólido, então, no menu Layer Palette, clique no ícone Create Layer para abrir uma caixa de diálogo. Não faça nenhuma alteração, apenas dê um nome ao layer, como no exemplo ao lado.

3 - Selecione o recurso Text, na barra de ferramentas do Paint Shop Pro, e surgirá uma caixa de diálogo. Digite seu texto e ajuste a textura e preenchimento com as configurações desejadas. Configure o quadro Save As para Vector, e certifique-se de que o efeito Antialias esteja acionado.

4 - O Paint Shop Pro criará seu texto como um objeto vetorial no novo layer. Dessa forma, será possível fazer modificações à vontade, sem nenhuma perda de qualidade.

5 - Clique com o botão direito do mouse sobre a paleta Layer e selecione Duplicate. Mova essa cópia levemente para baixo e para a direita, criando um efeito de sombra e relevo. Selecionando Properties com o botão direito do mouse sobre a figura, é possível alterar os efeitos de preenchimento para um estilo gradual, como no exemplo.

6 - Finalmente, desative o layer do background branco clicando no ícone Spectacles, da paleta Layer. Selecione a opção Crop, na barra de ferramentas e ajuste as linhas de forma a cobrirem exatamente o espaço do texto. Em seguida, selecione Image e Crop. Agora, salve seu arquivo por meio de File, Export e GIF Optimizer.

Controle total sobre o texto
O Paint Shop Pro possui uma maneira fantástica de lidar com textos como objetos vetoriais. As versões anteriores já trabalhavam com escalas vetoriais, mas suas opções disponíveis eram muito limitadas, se comparadas com essa última versão. Antes, você tinha pouco controle sobre a aparência do texto, e aplicar texturas e preenchimentos vetoriais não era um trabalho fácil. Agora, com o novo sistema de retoque de textos, todas as operações são controladas por meio de uma única central, a qual aparecerá sempre que você selecionar uma ferramenta de texto e clicar em qualquer lugar da imagem.
Não é necessário se preocupar em ajustar todas as configurações enquanto você cria o objeto de texto, já que é possível voltar atrás a qualquer momento e alterar tudo por meio da opção Edit Text. Melhor ainda, efeitos complicados, como textos em linhas curvas, são simples de criar, como você descobrirá no tutorial abaixo.

Criando um texto vetorial curvado
O Paint Shop Pro escreve certo por linhas tortas...

1 - Primeiramente, é necessário criar uma linha vetorial para começar a trabalhar, então, selecione o recurso Draw, na barra de ferramentas. Na paleta Tool Options, acione a opção Create As Vector e desative o recurso Close Path. Utilize Bézier Curve ou Point to Point Line.

2 - Desenhe uma linha feita de pontos vetoriais chamados nós, conectados entre si. Quando a linha estiver pronta, clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione Quit Node Editing. Não importa a cor utilizada na linha, desde que ela esteja visível.

3 - Agora, crie um texto utilizando as explicações que demos no tutorial anterior. Dessa vez, utilize um preenchimento mais complexo no objeto vetorial. Essa é uma boa hora para explorar as opções que o programa oferece.

4 - Clique na ferramenta Object Selector e, então, escolha a linha. Clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione Properties. Quando a opção for exibida, desmarque a seleção Visible, pois essa linha será um guia, e não uma parte da imagem.

5 - Não desmarque a linha invisível, pressione a tecla Shift e selecione o texto para criar um conjunto temporário entre a linha invisível e o texto. Clique com o botão direito do mouse sobre esse conjunto e selecione Fit Text to Path para curvar o texto ao redor da linha.

6 - Ao entrar em Layer Palette novamente, você verá que o layer vetorial agora possui uma cruz. Clique nela para expandir a opção e perceberá que o layer engloba tanto o texto como as linhas.

 

 

 
«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados