Anteriores | Editorial | Pirataria de Software | Cartas do Leitor | Mapa do CD |
Suporte | Configuração Mínima | Novidades do Mercado

Multimídia

Tecnologia de Bolso
Se você gosta de viajar, ou está sempre em movimento, mas sente falta de seu micro. Descubra o que o mundo portátil pode fazer por você!

Há uma revolução silenciosa ocorrendo aqui. As pessoas estão deixando suas mesas e levando seus PCs com elas para sair. Poderíamos estar falando de Laptops, mas o que as pessoas mais desejam é uma forma conveniente de transportar seus dados para um outro local, sem ter que levar vários quilos de equipamento para isso. Seja lá como são chamados, os PCs de bolso vieram para ficar.
Então, o que são eles, e para que servem? Primeiramente chamados de PDAs, do inglês Personal Digital Assistants (Assistentes Digitais Pessoais), são dispositivos que podem ser do tamanho da palma da sua mão, pesando apenas algumas centenas de gramas e ainda capazes de acessar e editar os documentos de seu computador convencional, tudo isso em movimento.
A idéia por trás disso é simples. Todo mundo possui um PC ou Laptop onde faz todo o seu trabalho. E quando você está longe dele, sempre surge a necessidade de acessar algum dado, ou editar certos documentos. Porque você necessita apenas de uma pequena fração do poder, da memória e das habilidades de um PC convencional, e todos esses requerimentos podem ser colocados em dispositivos que cabem na palma da sua mão. Como verá adiante nestas páginas, a maioria deles permite que você faça qualquer coisa que um PC convencional pode fazer...


Conectando
Os usuários de Pocket PCs possuem um vasto número de conexões diferentes a disposição

Conectar um Pocket PC é fácil - existem mais opções do que você imagina. Todos eles vêm com pelo menos uma entrada infravermelha e link serial, muitos também oferecem um link USB, além de opções extras como o Compactflash, o Smart Media e entradas para placas de PC. A entrada infravermelha é particularmente versátil nos PDAs, pois ela não só permite que você conecte a outros PDAs, portáteis e PCs com entradas de infravermelho, como também podem utilizar certos telefones móveis com modems, permitindo que você receba e-mail e navegue na Web em movimento.
Uma opção particularmente versátil veio da Ubinetics (www.ubinetics.com) que transforma o Palm Vs em telefone celular. O GA100 (da www.carphonewarehouse.com) é um adaptador para seu Palm V que o transforma em um telefone móvel permitindo chamadas telefônicas comuns, assim como enviar mensagens de texto e conectar à Internet. A GC201 (www.21store.com) é uma placa de PC padrão que, também, é um telefone móvel e que permite a você fazer chamadas e acessar a Internet em um PC portátil ou no Jornada 720.

Palm, Pocket ou PSION?
Sem nos aprofundarmos muito na história dos PDAs, a primeira grande iniciativa em produzir um poderoso PDA para o mercado em massa veio da Apple, com o seu portátil Newton. Ele incorporou o reconhecimento da escrita de mão, assim como outras idéias hoje encontradas nos PDAs mais recentes.
Infelizmente, a Apple, como sempre, produziu algo muito bom, mas que foi lançado muito cedo no mercado, ele custava muito caro, e encerrou suas vendas justamente quando o interesse por PDA começou a aumentar. Isso deixou as coisas abertas para o Palm e o PSION entrarem no mercado, seguidos pela Microsoft e seus parceiros.
Atualmente, o mercado possui três produtoras de sistemas operacionais para os portáteis. A Microsoft com seu S. O. Pocket/Handheld PC (também conhecido como Windows CE v3), o S. O. Palm (o sistema operacional mais utilizado), e a PSION com o seu S. O. EPOC.
Não importa qual sistema operacional você utiliza, todos fornecem algumas funções básicas. Primeiro, eles lhe dão uma bela interface para trabalhar. Segundo, todos fornecem software e conectividade que permitem a você sincronizar dados entre seu PC convencional e o PDA. E, no mínimo, deverá serfeita por uma cabo serial, ou talvez, por infravermelho, USB e opções completas de Ethernet disponíveis de acordo com o modelo. Terceiro, e mais importante, eles oferecem aplicativos para que você possa visualizar e editar a informação em seu PC, que normalmente, contém um editor de texto, planilhas, contatos, calendários e e-mail. E dependendo do modelo, podem fornecer navegadores da Web, software de apresentação, banco de dados e até jogos.
Finalmente, os PDAs fornecem algumas formas de inserir dados de modo que você possa interagir com eles e adicionar novas informações. Até agora, todos os PDAs utilizam uma tela com sensor ao toque, com áreas selecionáveis, ícones e menus muito mais fáceis. PDAs mais caros, como o jornada 720 e o PSION 5, já vêm com teclados. Para PDAs sem teclados, o reconhecimento da escrita de mão é utilizado. Nos Palms ele é chamado de Grafite e, na verdade, é uma forma estilizada de entrar com letras que o Palm pode facilmente reconhecer. Com os PC de bolso da Microsoft, como o IPAQ, um sistema avançado de reconhecimento ou um teclado na tela estão disponíveis.

Diferenças
Cada produtora oferecem recursos, aplicativos e especificações de hardware levemente diferentes. No geral, os aplicativos oferecidos em cada uma das três plataformas estão no mesmo nível, o que, francamente, é muito limitado. Mas afinal, você não compra um PDA para obter incríveis habilidades em seu editor de texto. Você o compra porque ele é móvel e cabe no seu bolso.
Mais importante é o software que lhe permite sincronizar, copiar e converter seus arquivos PDA e e-mails entre seu PDA e seu PC. Ele deve fazer esse trabalho o mais simples e imperceptível possível. Isso quer dizer que você pode conectar seu PDA no Micro, e rapidamente, atualizar todos os seus dados, arquivos e mensagens de e-mail que precisar, sem problemas.
O PSION e o Pocket/Handheld PCs oferecem sincronização direta com o Outlook 97/2000/2001 da Microsoft, assim como, uma conversão automática de arquivos do Office quando eles forem copiados. O software Palm já não é tão avançado assim, mas com a última versão do Sistema Operacional Palm você poderá sincronizar com o Outlook e o Lotus Organizer. Para uma lista completa dos tipos de arquivos suportados e as várias opções de sincronização, veja o box nesta matéria.

Sincronizando seu Pocket PC
É tão simples quanto contar até três, na verdade, é menos complicado do que isso...


1 - Você precisará conectar seu PDA. A maioria vem com algum tipo de adaptador, enquanto alguns simplesmente conectam diretamente na entrada serial ou USB de seu PC, no entanto, se uma entrada de infravermelho estiver disponível, poderá utilizá-la exatamente como uma entrada serial padrão.

2 - No software ActiveSync, você pode escolher exatamente como sincronizar. As opções incluem o quanto os itens devem regressar ao passado, se deve excluir os anexos e o limite de tamanho.
3 - Com tudo pronto para prosseguir, arquivos, e-mail, tarefas, contatos e tudo mais, serão automaticamente sincronizados quando estiverem atualizados. Contanto que seu Pocket PC esteja conectado e pronto.

Utilizando seu PC de bolso
Não estamos no Windows desta vez

Utilizar um Pocket ou um Handheld PC é semelhante a utilizar um PC convencional, se a experiência é um pouco limitada. A princípio pode ser um pouco confuso, descobrir onde estão as coisas, mas não é muito diferente de seu computador de mesa. Existe um menu Iniciar, desta vez, no canto superior esquerdo da tela, uma pasta Meus documentos, um programa de pastas de arquivos e até uma pasta do Windows, onde todos os seus dados são armazenados.
Existe até o Windows Explorer, que é a melhor maneira de encontrar os arquivos armazenados. O menu Iniciar é exatamente como no Windows. Ao contrário do Windows, você não pode criar atalhos, mas ao selecionar Start (Iniciar), Settings (Configurações), Personal (Pessoal), Menus, você pode escolher quais itens devem aparecer no menu Iniciar.
A tela principal do seu Pocket PC é no estilo da tela do Outlook. Dela, você pode rapidamente visualizar todas as suas tarefas e quaisquer novas mensagens de e-mail. Se você precisa criar um novo documento, então, o novo menu no canto direito inferior da tela mostrará como fazê-lo.

Opções de entrada
Você interage com seu Pocket PC através do toque na tela, utilizando um stylus. Obviamente, isso permite que você abra menus, clique em botões e selecione arquivos e tudo mais, como se fosse um mouse. A grande sacada dos Pocket PCs é que, quando você coloca textos e números, um teclado na tela ficará disponível para escrever com o stylus. No entanto, também possui a opção de utilizar a facilidade do reconhecimento de caracteres. Isso permite a você escrever letras individuais que o Pocket PC reconhece e adiciona ao que estiver escrevendo, porém, existe dúvida se isso é mais rápido do que utilizar o software de teclado. Se achar que o teclado é um pouco pequeno, o que você provavelmente vai achar, então selecione Start (Iniciar), Settings (Configurações), Personal (Pessoal), Keyboard (Teclado) que permite aumentar o tamanho dos botões.
Enquanto seu Pocket PC estiver conectado com seu PC principal, vocêpoderá utilizar o ActiveSync para abrir o Explorer e visualizar todos os arquivos e documentos de seu PC convencional, que poderá encontrar mais facilmente utilizando a versão Pocket do Windows Explorer.

Baterias
Um aspecto importante de qualquer dispositivo móvel é o tempo de vida da bateria, mas com os PCs de bolso, isso é ainda mais importante. Quando a sua bateria principal acabar, seu pobre PDA será inutilizado. Outra coisa a levar em consideração é que se sua bateria principal estiver totalmente esgotada ou for removida, a única coisa salvando seus dados é a pequena bateria auxiliar, que poderá acabar em um dia.
Se sua bateria principal acabar, não entre em pânico - mesmo que a bateria não tenha energia suficiente para seu Pocket PC funcionar, terá o bastante para a memória, mas você deve recarregá-la o mais rápido possível, pois ela não pode durar para sempre.
Para obter um maior tempo de vida para a sua bateria é fácil - basta um pouco de bom senso e alguns cuidados. A primeira coisa a fazer é ajustar corretamente as suas configurações de energia. Selecione Start (Iniciar), Settings (Configurações), System (Sistema), Power (Energia). Confirme que a configuração foi feita para o dispositivo desligar-se sozinho, normalmente, após dois minutos. Alguns dispositivos oferecem o recurso de escurecer a tela, o qual economiza energia, principalmente nos dispositivos coloridos que necessitam de muito mais energia.

Na hora da decisão
Como, quando e o que você precisa saber

Então, você precisa de um PDA? O fato é que você, provavelmente, pode viver sem um. A não ser que você esteja constantemente em movimento ou regularmente leva o seu trabalho para casa, o qual consiste de mensagens de e-mails, planilhas e outros documentos, então, você pode sair apenas com um disco Zip.
No entanto, neste mundo tão agitado, eles representam um novo nível de conveniência. Graças ao processo quase invisível de sincronização, você pode, literalmente, levar sua área de trabalho para qualquer lugar, assim como qualquer arquivo vital, mensagem de e-mail ou outros detalhes são diretamente enviados para seu PDA com pouco ou nenhuma interação. Devido ao fato de estar cada vez mais fácil conectar PDAs em telefones móveis, ou até transformá-los em telefones móveis, você também pode receber e-mails e navegar.
Em nossa opinião, o mercado está dividido em três categorias: Palm, Pocket e PSION. As duas últimas são os mais avançados do mercado de PDAs, e oferecem a maior qualidade, porém a um alto custo, basicamente, como se fossem PCs portáteis. Se você precisa de um teclado, então, deve optar por um destes, tanto o PSION 5mx como o PSION Revo Plus fazem jus aos seus preços, pois possuem teclados e oferecem a melhor compatibilidade com o PC disponível, porém, não há distribuição no Brasil.
Se você não precisa entrar com muitos dados ou escrever muito, então poderá sair com um Palm ou um Pocket PC. Se o preço é importante, então o novo Palm m105 é a melhor opção. Ele se ajusta bem o bastante com o Outlook ou Lotus, mas apenas possui suporte básico para arquivos de PC e, geralmente, não é tão flexível quanto os Pocket PCs ou os PSIONs, porém, a vida útil da bateria é muito melhor e oferece suporte para Mac.
Os dispositivos que oferecem a melhor flexibilidade, integração com a área de trabalho e portabilidade são os PDAs baseados em Pocket PC, como o iPAQ da Compaq e o Jornada da HP. No entanto, mesmo o baixo custo já não é tão barato.

Programas
Para instalar novos programas existem duas maneiras. A maneira oficial utiliza um instalador familiar ao Windows, com o seu Pocket PC conectado ao seu micro, você apenas executa o instalador e tudo é copiado e instalado pelo seu computador principal através do link serial. A outra forma de instalar é copiando o arquivo de programa para o seu dispositivo Pocket PC a mão.
Mesmo que os programas tenham os mesmos nomes e ícones que suas contra partes no PC convencional, elas possuem pouco em comum no quesito recursos. Se planeja copiar documentos complexos do Word ou Excel para seu Portátil, seria sábio simplificar o formato de antemão. Lembre-se que esses dispositivos possuem pequenos monitores, assim, o trabalho é melhor visualizado como uma única coluna.

Modelo iPAQ 3130
Produtora Compaq


Sistema Operacional: Pocket PC da Microsoft
ROM: 16 MB
RAM: 16 MB
CPU: StrongARM 206 MHz
Monitor: 240x320 em 15 escalas de cinza com funções de luz de fundo
Entrada: Toque na tela com reconhecimento de escrita de mão e teclado na tela
Som: Falantes e microfone
Tamanho: 130x84x16 mm
Peso: 164 g
I/O: Entrada de Infravermelho, entrada serial e USB e entrada de placa de PC opcional
Entrada de placa: nenhuma
Bateria: Bateria recarregável de Polímero de Lítio
Duração da bateria: 14 horas de utilização contínua

Site www.compaq.co.uk

Software incluído: Versões Pocket de Outlook, Internet Explorer, Word, Excel, Media Player, Microsoft Reader, Bloco de notas, Gravador de voz, Calculadora e Explorer.
Área de trabalho: O ActiveSync da Microsoft.

Modelo m105
Produtora Palm


Sistema Operacional: Palm OS v3.5
ROM: Não revelada
RAM: 8 MB
CPU: 20 MHz Dragonball
Monitor: 160x160 monocromático LCD com funções de luz de fundo
Entrada: Toque de tela com reconhecimento de escrita de mão e teclado na tela
Som: Falantes
Tamanho: 118x79x18 mm
Peso: 125 g
I/O: Entrada de Infravermelho, entrada serial
Entrada de placa: entrada de expansão própria
Bateria: Duas baterias AAA
Duração da bateria: Dois meses de Utilização normal

Site www.palm.com

Software incluído: Agenda, Livro de endereços, relógio, lista de afazeres calculadora, bloco de notas, Hotsync e o kit de Internet móvel
Área de trabalho: Agenda, Livro de endereços, relógio, lista de afazeres calculadora, bloco de notas, Segurança, Jogos, Hotsync, links de clicar e arrastar para o Word e o Excel, área de trabalho em formatos de importação e exportação

Modelo 5mx
Produtora PSION


Sistema Operacional: EPOC v5
ROM: 10 MB
RAM: 16 MB
CPU: StrongARM 710T 36 MHz
Monitor: 640x240 em 16 escalas de cinza com funções de luz de fundo
Entrada: Teclado e toque na tela
Som: Falantes e microfone
Tamanho: 170x90x23 mm
Peso: 354 g
I/O: Entrada de Infravermelho e entrada serial
Entrada de placa: CompactFlash
Bateria: 2 baterias AA
Duração da bateria: 14 horas de utilização contínua

Site www.psion.com

Software incluído: Word (não o MS Word), Sheet, Data, Agenda, Sketch, gravador de voz, jotter, conexão, navegador e navegador Wap.
Área de trabalho: PsiWin.

Modelo Jornada 720
Produtora HP


Sistema Operacional: Windows para PCs portáteis
ROM: não revelada
RAM: 32 MB
CPU: StrongARM SA1110 206 MHz
Monitor: 640x240 em 16 bits colorido
Entrada: Teclado e toque na tela
Som: Falantes e microfone
Tamanho: 189x95x34 mm
Peso: 510 g
I/O: 56k modem, entrada de infravermelho, entrada serial e USB
Entrada de placa: Placa PC tipo II, CompactFlash tipo II, Smart Card reader
Bateria: Bateria recarregável Íon de Lítio
Duração da bateria: Nove horas de utilização contínua

Site www.hp.com/jornada

Software incluído: Versões Pocket de Outlook, Internet Explorer, Word, Excel, PowerPoint, Access, Media Player, Reader, Bloco de notas, Gravador de voz, Calculadora, Explorer e software adicional da HP.
Área de trabalho: O ActiveSync da Microsoft, Outlook 2000.

Modelo Jornada 525
Produtora HP

Sistema Operacional: Windows para Pocket PC
ROM: Não revelado
RAM: 16 MB
CPU: 133 MHz Hitachi
Monitor: 240x320 em 256 cores
Entrada: Toque na tela com reconhecimento de escrita de mão e teclado na tela
Som: Falantes e microfone
Tamanho: 130x78x17 mm
Peso: 230 g
I/O: Entrada de Infravermelho, entrada serial
Entrada de placa: CompactFlash tipo I
Bateria: Bateria recarregável Íon de Lítio
Duração da bateria: Oito horas de utilização contínua

Site www.hp.com/jornada

Software incluído Versões Pocket de Outlook, Internet Explorer, Word, Excel, PowerPoint, Access, Media Player, Reader, Bloco de notas, Gravador de voz, Calculadora, Explorer e software adicional da HP.
Área de trabalho O ActiveSync da Microsoft e Outlook 2000.

 

Softwares

- PSION
Software de sincronização: PsiWin
Suporte PIM: Outlook 97+ e Lotus Organizer
Conversão de arquivos
MS Office: Word, Excel, Access 97, Works 4, FoxPro, BMP, WAV
Corel: Word Perfect 8, Quattro Pro 8
Lotus: AmiPro, 1-2-3
Geral: Text, RTF, dBASE 5

 

- Portáteis/Pocket PCs
Software de sincronização: ActiveSync
Suporte PIM: Outlook 97+
Conversão de arquivos
MS Office: Word, Excel, PowerPoint, Access
Corel: Nenhum
Lotus: Nenhum
Geral: Text, RTF

 

- Palm
Software de sincronização: Hotsync
Suporte PIM: Outlook 97+/Express, Lotus Organizer e Netscape
Conversão de arquivos
MS Office: Word, Excel
Corel: Nenhum
Lotus: Nenhum
Geral: Text, RTF

«Voltar ao topo da página»

© 2001 CD Expert. Todos os direitos reservados
.